segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Melhor do Mundo


É quase impossível - e até indesejável - manter a harmonia constante entre dois irmãos. Já desejável, mas também muito difícil é ser-se sempre imparcial, não tomar partido, ficar em terreno neutro quando há guerra aberta no quarto das crianças. Ir lá quando o mais pequeno irrompe em choro de partir o coração e dizer simplesmente "então o que aconteceu?" em vez de gritar um irado "o que é que tu fizeste ao teu irmão?!" Ensiná-los que partilhar é melhor do que possuír.
Como impedir que o mais velho se vingue no mais novo das maldades que lhe fazem na escola? Como fazê-lo entender que não deve fazer uso do facto de ser maior e mais forte para conseguir o que quer?
Mas depois... os momentos em que brincam juntos, as palhaçadas do mais velho a arrancar gargalhadas de perder o fôlego ao mais novo, a alegria nos olhos quando acordam de manhã e se vêem ou quando chegam a casa à tarde, relembram-nos que ter um irmão é algo único e insubstituível, e fazem-nos renovar toda a vontade de ajudá-los a construír uma relação forte, a ver que podem ser os melhores amigos e ser um pilar um para o outro, para toda a vida.

Sem comentários: