terça-feira, 10 de março de 2009

Fadas do Lar

Sou uma péssima dona de casa. Assumida. Este blog podia, aliás, chamar-se A Anti-Dona de Casa ou Péssimas Donas de Casa Anónimas. Apaixona-me a cozinha, mas irrita-me a loiça. Fujo do ferro de engomar. O aspirador é um inimigo declarado. Estendo, apanho, dobro e arrumo a roupa de quatro pessoas com um suspiro de enfado. Abomino panos do pó. Desculpa, Mãe, o que sofreste comigo ao tentar transmitir-me, totalmente em vão, o gosto pelas lides caseiras.
Nada contra as fadas do lar, que admiro profundamente. Existem, porém, donas de casa e donas de casa. E há uma espécie de dona de casa tipicamente portuguesa que me desconcerta.

Exemplifico: estava há dias no café, sozinha. Ao meu lado, duas mulheres conversavam, e uma delas dizia algo assim:
"Tenho a empregada lá em casa, tenho que me despachar. Se eu não a ajudar, nunca mais é sábado. Sim, porque eu na minha casa gosto de tudo sempre muito bem limpo. Por exemplo, aspirar e lavar o chão debaixo e atrás dos móveis todos e das máquinas não é só de vez em quando. É todas as semanas. Janelas a mesma coisa. E o pó é limpo todos os dias." Apeteceu-me esbofeteá-la e dizer-lhe, qual Sharon Stone: Get a life.
Levantou-se, tirou um maço de cigarros da máquina e abriu-o enquanto saía. Já na rua, deitou o plástico e a prata para o chão.
Devia tê-lo feito.

5 comentários:

Ana Luísa disse...

Posso assinar em baixo?...
Sinto-me tão retratada neste teu post...
Beijinhos.

A Horta Encantada disse...

Haja paciência para gente assim...

Quanto aos afazeres domésticos compreendo-te MUITO bem ;)

beijoca grande

Anónimo disse...

porque será que entendo na perfeição?!

beijinhos

zeliaevora disse...

Ai amiga, detesto ser dona de casa tambem, embora seja um pouco "fada do lar" hahahah, olha, devias ter gritado, então, tão asseada em casa????

Cristina disse...

Sim, essa senhora tinha merecido um belo "para o chão, minha amiga???" Tinha acabado de se autoproclamar a rainha das limpezas.!.!.
è por essas e por outras que os meus traquinas aprendem a por no bolso, já de pequeninos...mesmo que depois quem despeja é aqui a mãe..