quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Coisas do Lucas 15

Argumentos para, no restaurante, justificar a exigência de um gelado para a sobremesa:

- Hoje na escola ao almoço comi sopa com coisas grandes, e depois carne com massa e gelatina, muitas coisas saudáveis, muitas vitaminas e proteínas, por isso o meu corpo já está cheio de alegria e agora preciso de uma coisa pouco saudável.

(desculpe, pode repetir?)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Coisas do Lucas 14

Depois do banho:
- Olha a minha pele, ficou tão lisinha! Quando o papá acabar de tomar banho, a pele dele também vai ficar assim lisinha. Só que com pêlos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Jardinagem ao Sábado à tarde

ou Como activar o sistema imunitário de um bebé sem gastar dinheiro na farmácia.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Espantalho

A escola teve a ideia: as meninas vão mascaradas de flores, os meninos de espantalhos. As roupas vieram dos filhos da minha amiga. A avó forneceu os retalhos e, há muitos anos atrás, os preciosos conhecimentos básicos de costura. O chapéu foi comprado num mercado de rua de Amesterdão, há mais de 10 anos.
E foi assim que, ontem à noite, passei duas horas ao serão a cortar e coser pedaços do passado. Sobras de um vestido de quando era criança, a barra de uma saia demasiado comprida de quase adolescente, toalhas, lençóis de bebé e baínhas dos cortinados do meu quarto em casa dos pais. Hoje, o Lucas desfilou pelas ruas da freguesia vestido com retalhos da minha vida.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

As perguntas do Lucas

- Amanhã o mano e tu ficam a dormir em casa da avó, eu e o papá vamos ao teatro.
- Também quero ir!
- Não pode ser, é um teatro para crescidos.
- É um teatro de marionetas?
- Não...
- E vocês não vão ter medo de ficar a dormir aqui em casa sozinhos?

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Conta-me como foi

Fomos ao teatro. A peça não prometia nada de muito arrebatador. Mas o meu fascínio pelo teatro - e os bilhetes oferecidos (confesso) - levaram-nos até ao CCB. Superou todas as expectativas.

E depois, a boa surpresa. Ver ali perto, na plateia, um actor que tanto admiro desde os tempos do Dartacão, e que não perco agora aos Domingos à noite, aqui.

Miguel Guilherme. Cruzámo-nos à saída, quis ir falar-lhe, mas não me atrevi...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Arco-Íris no quarto

Explicação do autor: Estava sol e depois começou a chover, por isso apareceu o arco-íris.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Castigo

Por causa de alguns comportamentos que achámos que era necessário punir, o Lucas hoje à noite não ouviu uma história antes de dormir. Para ele, um castigo terrível.
Chorou baba e ranho, esperneou. Atirou-me: "Sem uma história não vou conseguir dormir toda a noite! Esta é a pior noite do mundo inteiro!!"
Sentei-me ao lado dele e expliquei-lhe mais uma vez, com exemplos, o que são os castigos e para que servem. Depois, dei-lhe um beijo de boa noite e fiz-lhe uma festa na cara. Orgulhoso, afastou a minha mão. Logo a seguir, com um resmungo, veio buscá-la outra vez. Agarrou-a com força e assim adormeceu.
Estou roída de remorsos. Esta é a pior noite
do mundo inteiro.